A INFLUÊNCIA E IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A PSICOLOGIA ATUAL.





A psicologia é um ciência nova com aproximadamente 63 anos de história e as suas bases estão originadas dentro da filosofia e teologia, mais especificamente dentro da filosofia por meio de pensamentos sobre o ser humano e isso remonta os primórdios da Grécia antiga com os seus filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e outros filósofos menores. Estes grandes pensadores articulavam diversas ideias cerca do ser humano, o seu lugar dentro da sociedade, o porquê de sua existência, a sua percepção de mundo, das coisa seu redor, do que é real e irreal. E no meio de todos estes questionamentos encontramos os idealista que defendiam que a ideia forma o mundo e as suas percepções e os materialistas que defendiam que a meteria que forma o mundo já é dada para a percepção.

Mas é com Sócrates que a psicologia começou a ganhar consciência, ele propõem e estabelece um limite entre o homem e os animais postulando a principal característica humana que era a razão. Sócrates defendia que a razão ou consciência se sobrepunha aos instintos formando uma base para a racionalidade, sendo a razão uma peculiaridade do ser humano e isto o distinguia dos outros seres.







Mas foi com Platão que a psicologia começa a criar uma certa forma. Discípulo de Sócrates ele foi o primeiro a defender que o ser humano possuía uma alma (psyche) que abitava em um corpo, que o corpo do ser humano poderia morrer mas a alma ficaria livre para abitar em outro corpo.









Encontramos Aristóteles discípulo de Platão foi o filosofo que mais contribuiu para a filosofia e consequentemente para a psicologia também, ele foi o primeiro a defender que alma e corpo não são separáveis. Para Aristóteles a alma (psyche) seria o princípio ativo da vida que tudo que nasce, se alimenta, cresce e se reproduz teria uma alma ou seja desde vegetais e animais todos teriam uma alma (psyche).







Com isso os gregos antigos já haviam formulado duas teorias: a platônica que defendia a imortalidade da alma que poderia ser separada do corpo e a aristotélica que defendia a imortalidade da alma e que ela não se separava do corpo. Surgindo então o dualismo entre mente x corpo e com isso começou a se formar as primeiras bases para a psicologia cientifica.





Descartes um filosofo francês afirma que mente e corpo embora distintos, são capazes de interagir entre si dentro do organismo humano que a mente é capaz de influenciar o comportamento do corpo humano e do mesmo modo o corpo pode influenciar a mente a sua teoria propõem que a mente mesmo sendo imaterial ele tem a capacidade de pensamento e de outros processos cognitivos. Esta teoria fornece uma base de estudo para a psicologia atual.
Foi através das teorias de Descartes que surgiram as novas tendência da nova psicologia. Dentre elas as mais importantes são: a interação mente e corpo, a localização das funções mentais no cérebro e a doutrina das ideias inatas. Mas estes conceitos ainda se encontram em estudo e o que podemos pensar é que o objeto de estudo real da psicologia atual surgiu exatamente na antiguidade o psyche humano.

Foi com Platão que a partir de seus questionamentos de como se adquire conhecimento e qual o processo, origina o inatismo.

Aristóteles da origem a empirismo formando o objeto básico de estudo da psicologia: o processo da sensação, a análise da experiência do consciente nos elementos, as experiências mentais mediante ao processo da associação e os processos conscientes. Através de Aristóteles encontramos ainda o estudo sobre sensação, os sentidos, a memória, o sono, a insônia, a geriatria, a extensão e a brevidade da vida, a juventude e a velhice, a vida, a morte e a respiração. Todos estes pontos são estudados até nos dias de hoje pela a psicologia atual.

Os estudos da sensação e memoria serviram de base para o materialismo cientifico e para a psicologia cientifica, sobre o sono e a insônia foram alvos de estudo da psicanalise, sobre a juventude e a geriatria fazem parte da psicologia aplicada.

A ideologia de Sócrates onde ele define que o homem se separa dos demais animais por causa da razão fazendo do ser humano um ser peculiar com uma característica única e este pensamento leva o ser humano para a ate do dialogo uma interação com a sujeito fazendo com que o sujeito através dele mesmo saiba o que está certo ou errado, pois segundo Sócrates o verdadeiro conhecimento vem de dentro basta ouvir a nós mesmo. Esta técnica é usada até hoje pela a psicologia contemporânea e por outras correntes psicológicas.

Concluímos que a filosofia antiga forneceu a principais bases e características de estudo da psicologia científica atual.


Fontes:

https://pt.slideshare.net/lucianosouza77/contribuies-da-filosofia-da-idade-antiga-a-psicologia-atual

Livro Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia.
Autores: Ana Bock, Odair Furtado, Maria Tixeira
Cap 02 Pag 31

https://www.4shared.com/office/Ji1LWoV1ei/Psicologia_-_Uma_Introducao_ao.html
Intagran

Comentários